quinta-feira, 22 de abril de 2010

Gostaria de fazer um questionário de satisfação de meus clientes.

Trabalho em um escritório de advocacia. Gostaria de fazer um questionário de satisfação de meus clientes, porém não sei ao certo as melhores perguntas para o mesmo.

Resposta:

Segue abaixo um questionário para pesquisa de satisfação de clientes de escritório de advocacia. Ele pode ser adaptado conforme as opções de atendimento, serviços e pagamento oferecidas pelo seu escritório e conforme aquelas que vocês pensam em oferecer.

Para cada ítem da pesquisa, responda qual opção melhor representa como você se sente:
             1 - Muito Insatisfeito.
             2 - Insatisfeito
             3 - Nem Satisfeito nem Insatisfeito
             4 - Satisfeito
             5 - Muito Satisfeito



As perguntas da pesquisa de satisfação foram escolhidas para identificar a satisfação geral dos seus clientes, e também quais aspectos do serviço prestado precisam ou podem ser melhorados. O resultado vai funcionar como um guia para que você saiba o que fazer.

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Gostaria de saber como eu faço pra ter boletos para dar aos meus clientes.

Gostaria de saber como eu faço pra ter boletos para dar aos meus clientes. É que eu vendo umas paradas parceladas e gostaria que a pessoa pagasse e fosse depositado na minha conta corrente ou poupança. Queria ter o controle de quem pagou também.

Resposta

Numa conta de pessoa física da maior parte dos bancos, você não consegue gerar boleto e nem depósito identificado, então dá pra usar um truque para ter controle de quem pagou. Funciona assim: se você cobrava R$ 100 de todo mundo, passe a cobrar valores diferentes de cada um, variando os centavos.

Por exemplo, do Manuel, você cobra R$ 100,01, do Antônio R$ 100,02 e assim por diante, anotando os valores passados para cada cliente. Quando você checar seu extrato, vai saber que o pagamento de R$ 100,02 foi feito pelo Antônio e não pelo Manuel.Se a maioria dos seus clientes tiver e-mail, você pode também mandar cobranças por e-mail pelo PagSeguro do UOL (www.pagseguro.com.br) ou pelo DinheiroMail. Funciona assim: você entra no site de um deles, faz seu cadastro e clica em enviar cobrança por e-mail. Os seus clientes vão receber um e-mail com instruções de pagamento, e vão poder imprimir boleto ou pagar com débito em conta. Mas isso só vale para pessoa física se seu movimento mensal for menor do que R$ 4.000. Se for maior, você vai precisar fazer seu cadastro nesses sites como Pessoa Jurídica.

Se você tem uma empresa aberta, um CNPJ e uma conta de pessoa jurídica no banco, você tem outras alternativas:- Depósito identificado: Peça ao seu gerente ou utilize o internet banking para gerar o código identificador para o depósito e informe o cliente do número identificador pra ele fazer o depósito certo. A desvantagem é que o cliente pode fazer o depósito e não informar o código identificador, e aí você fica sem saber quem pagou. A vantagem é que a taxa que o banco cobra pelo depósito identificado é geralmente menor do que para gerar um boleto bancário.

- Boleto Bancário: Peça ao seu gerente ou utilize o internet banking para gerar o boleto. Você pode imprimir o boleto na sua impressora e entregar para o cliente. A vantagem do boleto é que o cliente pode pagar em qualquer banco e inclusive pela internet, e todos os boletos são identificados, então você sempre vai saber quem pagou.

- Loja Virtual: Você pode criar uma loja virtual dos seus produtos, mesmo que você os entregue na hora, apenas para oferecer ao cliente as opções de pagamento seguras que eles oferecem: cartões de crédito e de banco, boleto, à vista e parcelado. As desvantagens são que você vai ter que pagar a mensalidade para manter a loja virtual e também disponibilizar um PC para seus clientes digitarem os dados de compra. As vantagens são que você pode oferecer outras opções de pagamento para o cliente, controlar quem pagou, talvez aumentar suas vendas através da internet, e ainda controlar seu estoque e outras coisas que os aplicativos de loja virtual oferecem. E você não precisa pagar ninguém para fazer seu site. Você mesmo pode fazer tudo sozinho pela internet seguindo os passos que seu provedor da loja virtual oferecer.

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O que significa TI Verde ou Green IT?

A tecnologia da informação é o conjunto de atividades relacionadas a computação, computadores, softwares, redes de computadores, internet, telefones celulares, GPS e outros. Quando a TI (tecnologia da informação) é executada de maneira que contribua para a preservação ambiental, ela é chamada de TI verde.

A prática da TI verde envolve a busca de menor consumo de energia elétrica, a redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono – gás que contribui para o efeito estufa), e a redução da poluição da terra, da água e do ar. Os equipamentos eletrônicos (computadores, monitores, aparelhos celulares) utilizam substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio e uma grande variedade de plásticos não recicláveis, que poluem a água e o solo quando são descartados nos lixões ou aterros sanitários.

Numa gestão verde de TI, os equipamentos são reciclados ou reutilizados ao invés de serem jogados fora. Em novos projetos, são adquiridos equipamentos que tem menos ou nenhum material poluente (como algumas marcas de computadores) ou é utilizado o processamento remoto (virtualização), que não requer a compra de novos equipamentos. A redução de emissão de CO2 pode ser obtida através da redução do número de viagens e do aumento do uso de videoconferências, automação de processos e telepresença pelas empresas. A fim de economizar energia, os softwares são alterados e otimizados para processarem os dados de maneira mais econômica e eficiente.