terça-feira, 29 de junho de 2010

Como calcular o capital necessário para um investimento e o retorno do capital?

Como fazer para levantar o capital necessário e retorno do capital, referente investimento em uma loja de calçados, que vai faturar em torno de 80mil por mês, com 04 funcionários? Quais custos e despesas devo levar em conta para fazer este estudo?

Resposta:

Para levantar o capital necessário para investir em uma loja de calçados e o retorno do capital, leva-se em conta os seguintes custos e despesas:

1) Investimentos fixos:

Móveis e equipamentos. Custos com a compra e instalação de Prateleiras, Vitrine, Balcão para atendimento, Cadeiras, Espelhos, Máquinas de calcular portáteis, Máquina registradora, Microcomputadores, Software Gerencial, Impressora, Mesa e cadeiras para área administrativa, fax e aparelho telefônico. Os valores a serem investidos nisso variam muito, dependendo da qualidade e da especificação dos materiais.

Reforma do Imóvel. Se você precisar fazer uma reforma no imóvel para a instalação da loja, esse custo também entra como investimento fixo.


2) Investimentos pré-operacionais

Corresponde a despesas com a legalização da empresa, cursos e treinamentos para os funcionários e divulgação.

3) Capital de Giro

O capital de giro são os recursos necessários para o funcionamento normal da empresa, incluindo a compra de mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas (como o salário dos funcionários, luz, água, etc.) Ao estimar o capital de giro para o começo das atividades da empresa, você deverá apurar o estoque inicial e o caixa mínimo necessário.
O caixa mínimo é calculado com dados dos prazos médios de vendas, compras e estocagem. Como no início de uma empresa as previsões de vendas não são confiáveis, pois as condições de mercado são novas, o SEBRAE indica que se considere como capital de giro correspondente ao caixa mínimo um valor de 100% do valor de investimento fixo, para o varejo calçadista.

Segue abaixo exemplo para cálculo do capital necessário (investimento total):

Investimentos Fixos
ME - Móveis e equipamentos = R$ 14.000
RE - Reforma = R$ 20.000
PO – Despesas Pré operacionais = R$ 4.000

Capital de giro
EI - Estoque inicial = R$ 55.000
CM - Caixa mínimo = 38.000

IT - Investimento Total = Investimentos Fixos + Capital de Giro

IT = ME + RE + PO + EI + CM
IT = 14.000+20.000+4.000+55.000+38.000
IT = 131.000

Portanto, o capital necessário para abrir a loja de calçados seria de R$ 131.000.

Retorno do Capital

1) Forma Simples – Retorno do Capital

Para calcular o retorno do capital é necessário fazer uma previsão do faturamento e dos custos mensais da empresa.

Estimativa do faturamento mensal da empresa. Você já tem. São esses R$ 80.000 por mês.

Estimativa dos custos mensais. Custos de compra dos calçados e embalagens, custos de propaganda, salários e comissões, depreciações, custos fixos operacionais (água, energia, telefone, contador, pró-labore, material de limpeza, material de escritório, etc) e impostos.

Lucro líquido esperado. Estimativa do faturamento esperado menos a estimativa dos custos mensais.

A forma mais simples de calcular o retorno do capital é dividindo-se o lucro líquido esperado pelo investimento total.

Segue exemplo para cálculo do retorno do capital:

FM – Estimativa de Faturamento mensal = R$ 80.000,00
CM – Estimativa dos custos mensais = R$ 72.000,00
LL – Lucro líquido mensal esperado

LL = FM – CM
LM = 80.000 – 72.000
LM = 8.000

RC – Retorno do Capital
IT – Investimento Total = 131.000

RC = LM / IT
RC = 8.000/131.000
RC = 6,1% ao mês

Isso significa que, a cada mês, o empresário recupera 6,1% do valor investido.

2) Forma financeira – Taxa interna de retorno

Para poder comparar os índices de retorno do capital investido em um negócio com os índices de retorno de investimento financeiro, como fundos de ações ou renda fixa, que considera juros compostos, é necessário calcular a taxa interna de retorno do negócio.
A taxa interna de retorno é calculada com base na projeção de fluxo de caixa, sendo o caixa o resultado da projeção de receitas menos a projeção de despesas.
Projeção de receitas. Estima-se que seja a mesma do faturamento.

Projeção de despesas. Despesas com compra dos calçados e embalagens, propaganda, salários e comissões, água, energia, telefone, contador, pró-labore, material de limpeza, material de escritório,impostos e etc..

Exemplo:

PR – Projeção de Receitas = R$ 80.000
PD – Projeção de Despesas = R$ 70.000
PC – Projeção de Caixa
PC = PR – PD
PC = 80.000-70.000
PC = 10.000

A Taxa Interna de Retorno (TIR) pode ser calculada em uma planilha do Excell ou em calculadoras financeiras, lançando-se o valor do investimento total com valor negativo e depois a projeção mensal de caixa para os meses esperados e usando-se a função TIR.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que eu posso fazer para atrair mais clientes?

A minha loja (confecções em geral) tem 3 anos. O que eu posso fazer para atrair mais clientes?

Resposta:

Para atrair mais clientes para sua loja você pode: 1) Descobrir pelo menos um produto de confecção que seja “top de vendas” ; 2) Estabelecer preço que seja atraente e competitivo; 3) Expor os produtos de forma atraente e 4) Fazer divulgação. A divulgação pode ser feita com promoções, propaganda, telemarketing ativo, mala direta e outros.


Capacite, valorize e motive constantemente seus funcionários. Incentive sua participação em treinamentos de atendimento e vendas. Verifique se eles priorizam a satisfação dos clientes. A equipe de vendas precisa estar preparada quando os novos clientes chegarem.

Descubra qual o produto que você vende que é mais desejado pelos clientes: o mais legal, mais bonito, que está vendendo mais. Pode ser uma camisa, saia ou qualquer outro produto que esteja na moda e seja novo e atraente. Se você no momento não tem nenhum produto que seja assim, crie um, ou compre de uma marca legal um produto “top de vendas”. Pode se inspirar nas revistas de moda, desfiles, perguntar aos seus fornecedores, clientes e pedir dicas para suas funcionárias (os). É importante que sua equipe também ache o produto o máximo, pois são elas que vão vendê-lo aos clientes.

Verifique se o preço que você vai cobrar pelo produto “top de vendas” é adequado. Ele não pode ser mais caro que o de seus concorrentes, se eles tem o mesmo produto. Se é um produto exclusivo seu, verifique se seus clientes podem pagar, e acham que o preço é justo.

Arrume as vitrines da loja com composições e outras peças que combinam com o produto e ficam legais. Assim, os clientes vão ficar com vontade de comprar outras peças para compor looks legais, e fica fácil para as vendedoras saberem quais produtos oferecer aos clientes.

Se você entrega sacolas de roupas na casa de clientes conhecidos para eles escolherem com o que vão ficar, é importante mandar peças que se complementem entre si. Se você não oferece essa opção, considere essa hipótese para seus clientes mais antigos e fiéis. Isso pode fazer com que eles comprem mais. Também vale para o caso de clientes que deixaram de comprar por passarem a ter dificuldade para sair de casa ou estar sem tempo (ficaram doentes, estão trabalhando demais, tiveram filhos).

Por último, é importantíssimo divulgar esse seu produto destaque. Por ser um produto “top“ , ele pode atrair novos clientes para a loja e também contribuir para que seus atuais clientes comprem mais.

Comece ações de propaganda como mala-direta ou e-mail marketing. Ações como “Leve este flyer e ganhe tantos porcento de desconto até o dia tal” ou “Só amanhã” funcionam bem. Sempre dê uma vantagem e um prazo para o cliente.

Saber trabalhar os clientes que já tem é um pré-requisito para conquistar mais. Uma dica é usar os próprios clientes existentes para conseguir mais. Usando ainda a tática do desconto e mala-direta promova algo do tipo “cliente cadastrado que trouxer um amigo que compre ganha um brinde” ou “ganhe por indicação” (cliente que indica cliente que compra, ganha um desconto especial ou um brinde, que pode ser um acessório legal que combine com seu produto top de vendas ou com a maioria dos seus outros produtos). Repare que as pessoas sempre gostam de ganhar algo, ou sair em vantagem.

Invista em propaganda para atração de novos clientes. Propaganda em rádio costuma ter um ótimo retorno, quando bem direcionada. Outra ação de vendas que funciona bem, principalmente em datas comemorativas (dias das mães, dia dos pais, natal) é o telemarketing ativo. Ligue para seus clientes antes do dia das mães, do natal, ou da data de aniversário dos seus clientes e informe que chegaram novidades na loja, e sugira que eles comprem um presente pra sua mãe, pai, filho. Se as suas vendedoras souberem de algum produto que sua cliente gostou mas não comprou, ou algum outro que combine com o estilo da sua cliente, informe isso no telemarketing. Todo mundo quer acertar no presente, e se a sua loja contribuir para isso, você vai ter cada vez mais clientes fiéis.

Você também pode divulgar os produtos e promoções da sua loja pelo Orkut e Facebook, e cadastrar a loja nos cadastros gratuitos de empresas na internet, como HotFrog, OLX e listas telefônicas e de endereços.

Lembre-se de investir na renovação de seus produtos “top de vendas”. Descubra-os. São as novidades desejadas que vão atrair novos clientes e trazer de volta seus atuais clientes.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Como estabelecer metas para um departamento de cobrança?

Como estabelecer metas para um departamento de cobrança interno em uma empresa do comércio varejista? Quais os critérios de avaliação do departamento? Como devo remunerar estes profissionais?

Resposta:

São metas importantes para um departamento de cobrança interno de empresa de comércio varejista: 1) índices de inadimplência referenciados a indicador externo e 2) custo do setor. São critérios de avaliação do departamento: 1) índices de inadimplência, 2) custos, 3) recuperação de clientes, 4) prevenção de ações judiciais, 5) inovação. A remuneração dos profissionais pode ser feita com um pagamento de um fixo mais comissões por valores recuperados e premiação, ou apenas comissões e premiação.


Metas

O ideal é que as metas de inadimplência da empresa sejam vinculadas a referências externas para que sejam coerentes com a realidade, permitam avaliações corretas pela gerência e não prejudiquem a motivação dos funcionários (o que ocorre quando as metas estão desvinculadas da conjuntura econômica).

Exemplo de metas para o setor de cobrança de empresa de comércio varejista:

- Utilizar como referência o indicador de inadimplência do Banco Central do Brasil, obtido no site http://www.bcb.gov.br/?INDECO e construir tabela de metas por idade da dívida conforme exemplo:





A relação com o indicador de inadimplência (por exemplo de três vezes para dívidas de até 30 dias) depende do perfil dos meios de recebimento que a empresa utiliza, como cobrança em carteira, cheques pré-datados, cartão de crédito, cartão da própria loja, boleto bancário, débito em conta, e também dos prazos dos procedimentos de cobrança (depois de quantos dias a sua empresa manda carta de cobrança? Quando liga cobrando? Quando envia título para o SPC?) Você deve adaptar essa relação para cada idade da dívida, conforme a realidade da sua empresa e os seus procedimentos de cobrança.

- Custos do setor: Além de índices de inadimplência, é importante ter como meta que os custos do setor (mão de obra, envio de cartas de cobrança, custos telefônicos, envio ao SPC, protesto, cobrança judicial, etc...) sejam menores do que o custo de terceirizar a cobrança. Consegue-se contratar serviços de cobrança externos por um valor que varia de 10 a 20% do valor recuperado.

Critérios de Avaliação

Para avaliar o departamento de cobrança, deve-se acompanhar o atingimento das metas de inadimplência e custo máximo do setor e também os seguintes aspectos:

- Recuperação de clientes: Uma cobrança bem feita tenta recuperar os inadimplentes como clientes e fazer com que eles voltem a comprar.

- Prevenção de ações judiciais: Clientes que se sentem agredidos ou injustiçados pela empresa no processo de cobrança podem acionar a empresa judicialmente. É importante garantir que os valores cobrados sejam realmente devidos, e que a cobrança seja feita de acordo com o código de defesa do consumidor.

- Inovação: O setor de cobrança enfrenta muitos desafios, como encontrar os devedores e a impossibilidade financeira de alguns de quitarem as dívidas. Para isso é necessário que a empresa ofereça possibilidades de negociação, atuação em horários diferenciados (almoço, à noite, sábados), e esteja aberta à adoção de novas idéias. Os funcionários do setor devem ser constantemente treinados e no decorrer do trabalho podem descobrir novas formas de encontrar os clientes, novas possibilidades de negociação e mesmo sugerir outras opções de pagamento que ocasionem inadimplência menor. A gerência deve estar atenta a isso, reconhecer as boas idéias e adotá-las.

Como remunerar

Há duas formas indicadas para remuneração dos profissionais do setor de cobrança: 1) pagamento de um salário fixo mais comissão sobre o valor recuperado mais uma premiação trimestral e 2) pagamento de comissão sobre valor recuperado mais premiação trimestral, com garantia de mínimo.

A primeira forma dá geralmente resultado melhor na recuperação de clientes e a segunda na recuperação das dívidas.

O valor do salário fixo e da garantia do comissionista são estabelecidos na convenção coletiva de trabalho do setor. A comissão para cobradores que recebem o fixo varia geralmente de 0,5 a 1% e para os que não recebem o fixo de 2 a 4 %.

Indica-se que a premiação seja proporcional à recuperação de clientes e relacionada à redução dos custos do setor (inclusive judiciais), adoção de inovações e às receitas totais da empresa. Ela visa incluir os colaboradores na participação dos resultados da empresa, remunerar pelo desempenho do setor de cobrança como um todo e criar valor a longo prazo.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Qual o cálculo correto para apurar e acompanhar o índice de inadimplência e perdas de carteira a receber no comércio varejista?

Em geral, são considerados inadimplentes no varejo os títulos vencidos há mais de 90 dias e menos de 180 dias, e perda de carteira os não recebidos há mais de 180 dias. O acompanhamento da inadimplência é feito através da idade dos títulos vencidos. Há também outros critérios para cálculo do índice de inadimplência, que serão citados no final.


Abaixo segue explicação mais detalhada.

Como exemplo para cálculo, considere os seguintes dados de uma empresa de varejo, na data de 01/05/2010:




Perda de Carteira

A maior parte dos institutos de pesquisa e análise econômica considera como perda de carteira os títulos vencidos há mais de 180 dias e que não foram pagos. Ela é calculada utilizando-se os dados de faturamento de um mês de referência.

A perda de carteira da empresa do exemplo acima no mês de maio de 2010 é feita considerando os valores referentes aos títulos emitidos em outubro de 2009 (ou seja, há mais de 180 dias e menos de 210 dias) e que não foram pagos até o final de abril de 2010.

PC – Perda de carteira

TP – Títulos cujo pagamento está pendente mais de 180 dias após a data do vencimento original, ou seja, títulos emitidos em outubro de 2009 e que não foram pagos até o final de abril – R$ 500

TT – Títulos com vencimento em outubro de 2009 – R$ 120.000

PC = TP/TT = 500/120.000 = 0,004 = 0,4%

Ou seja, a perda de carteira em maio de 2010 (que é calculada com os dados referentes ao faturamento de outubro de 2009) foi de 0,4% ou R$ 500.

Índice de Inadimplência

Em geral, são considerados no cálculo do índice de inadimplência no varejo os títulos vencidos há mais de 90 dias e menos de 180 dias. O índice de inadimplência é calculado conforme a fórmula abaixo. Veja o exemplo:

TT90 - total de títulos emitidos com vencimento entre 90 e 180 dias (novembro/2009, dezembro/2009 e janeiro/2010)= 80.000+150.000+100.000 = 330.000

TI90 – Títulos cujo pagamento ainda esteja pendente 90 dias após a data do vencimento original (novembro de 2009 a janeiro de 2010)= 3.000+2.000+1.000 = 6.000

II – índice de Inadimplência

II = TI90/TT90 = 6.000 / 330.000 = 0,018 = 1,8%

Ou seja, o índice de inadimplência da empresa em maio de 2010 é de 1,8%.


Acompanhamento da Inadimplência

Para acompanhar a inadimplência sugere-se fazer uma tabela de idade das dívidas, e atualizá-la mensalmente, semanalmente ou diariamente, conforme a necessidade da empresa. Segue tabela de acompanhamento de inadimplentes com dados do exemplo:





Considerações

Alguns órgãos de pesquisa (como o Dieese, Serasa e o IBGE) não consideram esse critério de 90 dias para cálculo do índice de inadimplência, mas sim os valores referentes a: 1)títulos que foram protestados no mês, 2) valores enviados para o SPC pelas empresas, 3)os valores em cheques devolvidos mais de 2 vezes, 4) outros. Esses valores são comparados com o valor dos títulos gerados no mesmo período.

Como cada empresa tem um critério diferente de prazo para envio de títulos para protesto ou SPC, os índices de inadimplência apurados por esse método podem dar resultados diferentes dos calculados pelo critério da idade da dívida.



Abaixo segue exemplo de cálculo do índice de inadimplência de uma empresa, conforme o critério acima:



TT - Valor total dos títulos emitidos no mês de abril/2010: R$ 110.000

TC - Valor dos cheques devolvidos mais de 2 vezes no mês de abril/2010: R$ 1.000

TS - Valor dos títulos enviados para o SPC no mês de abril/2010: R$ 5.000

TR - Valor dos títulos enviados para protesto no mês de abril/2010: R$ 0



II - Índice de Inadimplência



II = (TC+TS+TR)/TT

II = (1.000+5.000+0)/110.000

II = 6.000/110.000

II = 0,055 = 5,5%

Se sua intenção é comparar o índice de inadimplência de sua empresa com o de outras empresas ou com algum índice publicado na imprensa, é importante verificar qual o critério utilizado no cálculo desse índice e usar o mesmo.


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