sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nova Edição da RAE é em inglês. Será que isso é bom?

Foi publicada a nova edição da RAE (Revista de Administração de Empresas da FGV- EAESP).

No editorial, comemorou-se o fato do conteúdo da revista ser em inglês, apesar da publicação ser nacional.

Entende-se que a RAE é uma publicação acadêmica, e seu foco são professores, pesquisadores e estudantes de pós graduação de administração. No entanto, o conteúdo editado pela RAE é relevante para o universo empresarial. Como seus artigos se baseiam em pesquisas sérias, ela traz informação confiável e verificada, que contrapõe e pontua as opiniões, às vezes pouco fundamentadas, publicadas em blogs, e mesmo livros de administração, voltados ao público "leigo".

Ao abandonar a publicação em português, a revista aliena ainda mais os brasileiros que lutam para fazer suas empresas crescerem e querem formação e informação de qualidade.

Essa mudança também prejudica os alunos dos mais de 2.137 cursos de graduação em administração existentes no país. Quando vão se formar, a maioria das faculdades exige que os alunos desenvolvam monografias, e é incentivada a pesquisa bibliográfica em artigos científicos.

Essa pesquisa começa com a busca de palavras-chave relacionadas com o tema das monografias. As palavras chave são digitadas nos softwares de pesquisa de conteúdo das bibliotecas das faculdades, no Google, e até no site da Scielo. Em português. Alunos de graduação não fazem suas pesquisas em inglês, e nem seria justo que se exigisse que o fizessem.

Há muito conteúdo sério de administração em inglês, desenvolvido por grande número de pesquisadores e universidades ao redor do mundo. Em português, há um número muito menor de publicações científicas em administração.

Por que não publicar os textos em duas versões: em inglês e em português? Dessa forma, a RAE continuaria contribuindo para o desenvolvimento da prática da administração no Brasil, assim como com a formação dos alunos de graduação, de maneira mais ampla e democrática.

O conteúdo da Revista pode ser acessado pelo link: http://www16.fgv.br/rae/rae/index.cfm?FuseAction=ContentsEdicaoAtual.

Marina Ghisi é consultora de empresas e atua no site de Consultoria Online E-respostas (http://www.e-respostas.com.br/).

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Onde pesquisar sobre administração 2

No site da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), você encontra os trabalhos completos publicados em eventos de relevância no Brasil.
Para ter acesso aos trabalhos e fazer seu download em PDF é necessário ser filiado à ANPAD. Você pode se associar como "Associado Individual para Download", tipo "Pessoa Física". A taxa é de R$ 50 por ano.

Os eventos cujos trabalhos são publicados no site da ANPAD são os seguintes:

3Es - Encontro de Estudos em Estratégia: 2003, 2005, 2007, 2009.

EnADI - Encontro de Administração da Informação: 2007, 2009.

EnANPAD - Encontro da ANPAD: Maior e mais tradicional evento da ANPAD, reúne trabalhos publicados anualmente desde 1997.

EnEO - Encontro de Estudos Organizacionais: 2000, 2002, 2004, 2006, 2008 e 2010.

EnAPG - Encontro de Administração Pública e Governança: 2004, 2006, 2008 e 2010.

EnEPQ - Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade: 2007 e 2009.

EMA - Encontro de Marketing : 2004, 2006, 2008 e 2010.

Simpósio - Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica: 2006, 2008 e 2010.

EnGPR  - Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho: 2007 e 2009.

O acesso ao site é pelo endereço http://www.anpad.org.br/. No canto superior direito do site há um campo de pesquisa, que permite a busca pelos temas de interesse. A visualização dos resumos dos trabalhos não requer que você seja filiado.

Se você está com uma dúvida na gestão da sua empresa, pode acessar o site do e-respostas (http://www.e-respostas.com.br/) e fazer uma pergunta. Nós realizamos uma pesquisa extensa e elaboramos a resposta mais completa e atualizada, para que você tenha segurança na decisão que precisa tomar.