Como resgatar cheques que voltaram sem saber onde estão? As lojas pras quais eu dei os cheques fecharam. Preciso de uma solução para resgatar os cheques e limpar meu nome.
Resposta:
Limpar o nome, resgatar os cheques e reabilitar o Crédito quando as Lojas que comprou fecharam é mais trabalhoso do que quando o estabelecimento ainda está em operação. Mas é possível, desde que siga as recomendações abaixo para que volte a ter a tranqüilidade de estar positivado no sistema de informações Bancárias ( SERASA ).
Um complicador em tudo isso é que os cheques podem ter sido repassados para terceiros por iniciativa do próprio credor onde os produtos ou serviços foram adquiridos. Isso poderá retardar a busca, porem nada impede que possa finalmente se reabilitar.
Providências recomendadas:
• Confirmar se a conta do Banco foi encerrada. Tentar obter cópias desses cheques junto ao setor de cobranças na tentativa de identificar quem os apresentou.
• Se ainda tiver o contracheque, você poderá confirmar para quem foi pago, data e valor para confrontar com as cópias obtidas no banco a fim de poder localizar os credores.
• Caso não obtenha as copias dos cheques poderá consultar seu CPF encaminhando uma carta para a SERASA Experian no endereço: Rua Antonio Carlos, 434, Cerqueira Cesar – CEP 01 309-010. São necessários os seguintes dados para Pessoa Física: Detalhar na carta as informações que deseja; Assinar e se identificar com os números de RG e CPF; Informar o endereço para resposta; Enviar juntamente Cópia autenticada do RG e CPF e reconhecer a firma da assinatura.
• Com a resposta obtida junto ao SERASA poderá saber quem o negativou no Sistema, ou seja: nome do responsável, Nº do CIC, empresa, nº do CNPJ, data, numero do cheque, banco, agência, endereço, telefone para tentar localizar a pessoa ou empresa que fez o apontamento.
• Fazer também uma busca no Cartório de Protestos da jurisdição para saber se houve protesto em seu nome, data, valor, responsável pelo protesto, endereço e telefone.
• Fazer Consulta junto ao Fórum local para saber se existe algum processo em seu nome em execução, bem como o nome do executante, endereço e se for pessoa jurídica os dados da Empresa o mais completo possível.
• De posse dessas informações, pesquisar na Lista Telefônica, Páginas Amarelas, Junta Comercial, buscar na internet em sites como o Google ou perguntar onde poderiam estar os donos da loja que fechou para lojas do mesmo ramo de atividade, para vizinhos, possíveis fornecedores ou antigos clientes e amigos do dono da loja que fechou.
• Caso localize com quem estariam tais cheques, cabe resgatá-los fazendo um acordo, pagando o valor e juros devidos para que possa tê-los em seu poder. Importante nesse momento é obter a carta de anuência do credor comprovando que a dívida esta satisfeita.
• Caso obtenha a informação sobre qual o Banco que tais credores ainda mantenham conta, fazer o depósito do valor com as correções de lei e guarde os comprovantes desse deposito para apresentar ao SERASA e sempre que necessário onde for fazer nova compra no Crediário.
• Você pode também procurar a Imobiliária que administra o imóvel onde operava tal credor e obter uma declaração da data que o inquilino rescindiu o contrato ou foi despejado daquele local.
• Caso não obtenha informações sobre os Credores poderá fazer três publicações no jornal de sua cidade para que comprove junto ao SERASA sua iniciativa de procurar localizar os Credores.
• Outra alternativa se nada teve sucesso até então, é fazer um depósito judicial em nome de quem apresentou o cheque para ser compensado corrigindo por lei o valor devido. Guarde os comprovantes desse depósito para apresentar ao SERASA e sempre que necessário comprovar junto a futuras compras que venha fazer a Credito.
• Com os cheques resgatados em mãos e tendo a carta de anuência que deve ser obtida com cada credor se dirija ao SERASA e apresente para que seu nome possa ser retirado da lista de devedores e venha positivar recuperando o credito e limpando o seu nome.
• No caso de não encontrar os Credores com as Publicações do jornal, apresente ao Serasa o comprovante do depósito judicial em nome dos Credores, para que seja limpo o seu nome e reabilitado o Credito.
• É recomendado voltar ao seu banco e apresentar os comprovantes de que quitou junto aos credores as dívidas e o comprovante obtido junto ao SERASA. Pode com isso reabrir a conta se ainda tiver interesse ou pelo menos dar uma satisfação para o banco de que as restrições foram retiradas.
• Caso tenha havido Protesto da mesma forma deve procurar o Cartório responsável, apresentar os documentos comprobatórios, carta de anuência de que a divida foi quitada, publicação do jornal ou comprovante de depósito judicial. Pagar a taxa prevista e levantar o Protesto.
• Caso a dívida esta em fase de execução, contratar um advogado e entrar com recurso apresentando os comprovantes que a dívida foi quitada para levantar o processo de execução dando assim encerramento ao caso.
• Para Limpar o Nome e Reabilitar Credito poderá seguir as recomendações acima ou contratar empresa especializada para que faça essa tarefa sem que perca muito tempo. Apenas terá que pagar pela prestação desse serviço.
• Se passarem 5 anos sem que essas providências sejam tomadas, as dívidas deixam de aparecer nas consultas básicas ao Serasa, o que vai te liberar o crédito na maioria dos estabelecimentos. No entanto, órgãos oficiais e algumas empresas de maior porte usam consultas de 10 anos, e podem mesmo depois desse tempo não liberar seu crédito. Além disso, as dívidas podem a qualquer tempo vir a ser cobradas judicial ou extra-judicialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário