terça-feira, 21 de setembro de 2010

Como saber a margem de lucro?

Como saber a margem de lucro? Não estou conseguindo acertar o fluxo de caixa.

Resposta:


A margem de lucro é o resultado final obtido descontando as Despesas Fixas e Variáveis da Receita Bruta proveniente de Vendas à Vista e Recebimentos dentro de um período. As despesas de investimento não são consideradas no cálculo da margem de lucro. Segue também modelo para elaboração de fluxo de caixa.



Para saber a margem de lucro, veja exemplo abaixo:



ML – Margem de Lucro



TR – Total dos Recebimentos* = 150

* Exemplos: Em carteira, duplicatas, cheques pré-datados, cartões de crédito, cartões de débito e outros



TV – Total das Vendas à vista = 200

TDF – Total Despesas Fixas = 80

TDV – Total Despesas Variáveis = 230

TDI – Total das Despesas de investimento = 100





RBT - Receita Bruta Total

RBT = TR + TV = 150 + 200 = 350



TDFV – Total das Despesas Fixas e Variáveis

TDFV = TDF + TDV = 80 + 230 = 310



Margem de Lucro = (RBT - TDFV)/ RBT



Margem de Lucro = (350 – 310) / 350 = 40 / 350 = 0,1143



ML = 11,43%



A Margem de Lucro poderá ser negativa quando as Despesas Totais forem maiores do que a Receita Bruta Total. Isso significa que a empresa teve prejuízo no período.





É importante classificar as despesas separando as fixas, variáveis e as despesas de investimento, bem como carimbar o documento quando lançado para evitar duplicidade de digitação.



Exemplos de despesas fixas: Aluguel, Luz, Telefone, Internet, Agua, IPTU, Salários, Vale Transporte, Encargos, FGTS, GPS, Férias,Décimo terceiro, Imposto Simples, Segurança, Alarme, IPVA, Material de Escritório, Serviços Contábeis e outras.



Exemplos de despesas variáveis: Compras de Produtos para Revenda, ICMS, I.R.P.J., Congressos, Exposições, Despesas de Viagem, Juros, Encargos Pagos para Bancos, Prestação de serviços de marketing, Propaganda, Comissões de vendas, Prêmios, Despesas com Cobrança e outras.



Exemplos de despesas de investimento: compra de terreno para construção de uma nova unidade, compra de veículos, máquinas e equipamentos para produção, reforma de porte maior nas instalações e outras. Essas despesas correspondem aos custos que vão ser amortizados e depreciados num prazo maior, e não estão relacionadas à operacionalidade a curto prazo da empresa.



Se as despesas de investimento forem incluídas no cálculo da margem de lucro, a análise do resultado operacional da empresa fica distorcida.



Outro aspecto importante na apuração da margem de lucro é o regime de cálculo utilizado. Para os controles financeiros em geral se utiliza o regime de caixa, em que as datas consideradas no registro dos documentos são as dos pagamentos ou recebimentos efetivos.

Já na Contabilidade é utilizado o Regime de Competência, em que Receitas e Despesas são contabilizadas dentro do mês onde ocorreu o fato Gerador. Ou seja, elas são registradas na data da contratação dos serviços e da venda dos materiais, não importando quando os valores foram efetivamente pagos ou recebidos.

Se a margem de lucro que você está calculando está com um valor diferente daquela apresentada pelo contador, a diferença no regime de cálculo adotado pode ser a causa disso.





Fluxo de Caixa:



Se você quer calcular a margem de lucro prevista a partir de um fluxo de caixa, segue abaixo um modelo para sua elaboração:



Período: De______ Até______de 2010



T O T A L

• Caixa Disponível no Inicio do Período: ____________



ENTRADAS

• Contas a Receber no Período: ____________

• Vendas Previstas no Período: ____________

• Outras receitas Não Operacionais: ____________



TOTAL PREVISTO DAS RECEITAS: ____________



SAÍDAS

• Contas a Pagar no Período: ____________

• Provisão de Despesas Extras: ____________

• Pro - labore ou Retiradas ____________



TOTAL PREVISTO DAS DESPESAS: ____________



PREVISÃO DE LUCRO/PREJUIZO NO PERIODO: ____________



Explanação:

1) Caixa Disponível no Inicio do Período

Somar todos os recursos disponíveis em caixa, ou seja: Dinheiro, Moedas, cheques para o dia, Saldo bancário, Aplicações e outros.

2) Contas a Receber no Período

Relacionar e sumarizar todos os Recebíveis do Período ou seja: Cheques Pré, Cartões, Duplicatas a Vencer,Fiados, Carteira, Carnês, e outros.

2) Vendas Previstas no Período

De acordo com as Metas de vendas para o Período multiplicar a Previsão diária pelo numero de dias úteis para projetar a Receita de Vendas.

3) Outras Receitas Não Operacionais

Acrescentar a Entrada de algum recurso proveniente de Empréstimo para Capital de Giro, disponibilidade de conta garantida e outros.

4) TOTAL PREVISTO DAS RECEITAS

É a soma de todas as ENTRADAS.

5) Contas a Pagar no Período

Relacionar e sumarizar todas as Despesas Previstas no Período, tanto Fixas, quanto Variáveis.

6) Provisão de Despesas Extras

Provisionar um montante para atender Despesas Extras que possam ocorrer no Período.

7) Pro – Labore ou retiradas

Reservar o valor Pré-estabelecido para Pro – Labore que poderá ser retirado na totalidade ou em parte caso as condições permitam. É uma conta que geralmente é utilizada para redirecionar recursos para outros compromissos quando o Fluxo de Caixa não permite.

8) TOTAL PREVISTO DAS DESPESAS

É a soma de todas as SAÍDAS.

9) PREVISÃO DE LUCRO/PREJUIZO NO PERIODO

É o resultado obtido a partir do Saldo em Caixa + Entradas – Saídas.

Poderá ser Positivo ou Negativo.



A margem de lucro prevista é calculada dividindo-se a previsão de lucro no período pelo total previsto das receitas.

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