terça-feira, 21 de setembro de 2010

Como abrir uma empresa de limpeza e porteiro?

Como abrir uma pequena empresa de limpeza e porteiro? Já estou no ramo mas gostaria de ser dona do meu próprio negócio. Gostaria de saber quais documentos necessários para isso e valor a investir.


Resposta:

A Empresa pode ser aberta como Individual ou Limitada. Abaixo segue a relação dos documentos necessários. O valor a investir para abrir uma pequena empresa de limpeza e porteiro é de R$ 650,00 para sua legalização. Além disso, você vai precisar de R$ 6.150 para investimentos iniciais (instalações, equipamentos, uniformes, computador e outros), R$ 1.600 para despesas pré-operacionais e mais 16.000 para capital de giro, totalizando um valor de R$ 24.400. Na seqüência, apresentaremos a distribuição das despesas nos primeiros três meses de operação para melhor entendimento desses valores.



Documentos e Procedimentos Necessários

• Escolha do Tipo Societário: Individual (quando você não tem sócios) ou Limitada (quando você abre a empresa em sociedade com uma ou mais pessoas).

• Nome da Empresa: No caso de empresa individual, o nome da empresa obrigatoriamente será o seu nome. No caso de uma empresa limitada, o nome poderá ser por “Firma” ou “Denominação Social” desde que conste a abreviatura LTDA ( Limitada )

Exemplo de nome por Firma: Jose Pereira e Mucio Teixeira Serviços de Conservação, Limpeza e Porteiros Ltda

Exemplo de nome por Denominação: Feliz da Vida – Serviços de Limpeza, Conservação e Porteiros Ltda

• Fazer buscas na Junta Comercial para avaliar se já não existe outra empresa com a mesma denominação.

• Pesquisar no INPI(Instituto Nacional de Patentes Industriais) para garantir que a marca não esteja registrada em nome de outra Empresa.

• Fotocópia do IPTU do imóvel onde será a sede da empresa;

• Contrato de locação registrado em cartório ou declaração do proprietário quando o imóvel é cedido.

• Fotocópia autenticada do RG e CPF/MF dos sócios

• Fotocópia autenticada do comprovante de endereço dos sócios

• Contrato Social (em caso de sociedade) ou declaração (em caso de empresa individual). Quem elabora o contrato social de uma empresa é geralmente um advogado, ou um contador. Esses documentos devem ser apresentados na Junta Comercial junto com os demais documentos exigidos em 4 vias para serem registrados.

• Inscrição na Receita Federal para obter o CNPJ. Para informações consulte o site: www.receita.gov.br

• Inscrição na Prefeitura Municipal: Em se tratando de prestação de Serviços, é necessário fazer a inscrição na Prefeitura do Município.


Valor

Para saber o valor necessário para abrir uma empresa, muitas são as situações a considerar. Pesquise e relacione todas as despesas que terá, por exemplo, com o imóvel, instalações, equipamentos, produtos, contratação de empregados, treinamento, documentação, legalização da empresa etc.



Você precisará provisionar também salários, aluguel e despesas como luz, telefone, publicidade, impressos, equipamentos de escritório, informatização, e outros. Isso pode ser feito montando uma previsão de fluxo de caixa, com contas a pagar com valores e datas de tais compromissos.



Abaixo segue um modelo de forma estimativa para ilustrar quais seriam os valores gastos para abrir uma pequena empresa de limpeza e portaria.



Investimento inicial - Valor: R$ 6.150

• 1 Computador com impressora – R$ 800,00

• 1 linha telefônica fixa

• 2 Mesas, 4 cadeiras, 1 estante, 1 arquivo novos R$ 2.100,00 em 3 pagamentos de R$ 700,00

• Uniformes e equipamento de proteção para 4 funcionários R$ 1.500,00

• Outras Contingências - R$ 1.750,00





Despesas pré-operacionais – R$ 2.250

• Abertura da Empresa (legalização) - R$ 650,00

• Treinamento - R$ 600,00

• Seleção de pessoal – R$ 300,00

• Impressos e elaboração de contratos (com clientes) – R$ 300

• Publicidade – R$ 400



Despesas mensais

• Salão Comercial de 70 m2 ou casa de 120 m2, com aluguel de R$ 700,00 por mês com taxas

• 2 Funcionários de Limpeza para os três primeiros meses

• 2 Funcionários de Porteiros para os três primeiros meses

• Encargos Sociais estimados de 50%

• Vale transporte para 4 funcionários a R$ 2,50 por percurso

• Salário de Funcionário para Limpeza R$ 473,02 ( Piso )

• Salário de Funcionário para Porteiro R$ 609,50 ( Piso)

• Produtos de Limpeza não foram considerados, pois nesse exemplo a Empresa Contratante fornece esses materiais

• Contador a Custo mensal de R$ 150,00

• Vale Refeição para 4 funcionários a R$ 4,00 cada por 24 dias/mês

• Estimativa de Faturamento em 60 dias de 10.000,00 e 15.000,00 em 90 dias, para cálculo dos impostos

• Tributos regime Simples a 4,5% sobre o faturamento

• ISS com alíquota de 4% sobre o faturamento

A maioria das novas empresas abertas no Brasil precisam de um capital inicial que cubra as necessidades de caixa no mínimo nos primeiros 12 a 24 meses dependendo do produto ou serviço oferecido. Há situações que o valor agregado é tão elevado que conseguem o ponto de equilíbrio em menos de 12 meses, porém são raros esses casos.

Por isso, sugere-se que além dos R$ 6.150 do investimento e dos R$ 2.250 das despesas pré-operacionais, você reserve mais pelo menos o equivalente a dois meses de despesas como capital de giro, para enfrentar as dificuldades de fluxo de caixa da empresa. Assim, sugerimos uma reserva para capital de giro de R$ 16.000.



Recomendações para o Empreendedor

Embora o futuro empreendedor já trabalhe no ramo, é recomendado que estude informações sobre o Mercado, Concorrência e Área de Atuação da nova empresa, bem como oportunidades e ameaças. O SEBRAE oferece muitas informações úteis para te ajudar a montar um Plano de Negócios para que seu empreendimento comece certo e tenha sucesso. Para consulta, visite o site: www.sebraesp.com.br



• Perguntas a serem feitas:

Antes de montar a sua empresa, tente responder as seguintes perguntas, para ver se você está no caminho certo e está preparada:
•Onde será localizada a Empresa para atrair o maior número possível de clientes?

•Como será o processo de “Venda”, isto é, como vou conseguir clientes?
•Como será a convivência e competição com os concorrentes e as negociações com fornecedores?
•Como será a operação dos Serviços de Limpeza, Conservação e Porteiros de forma a satisfazer e surpreender os clientes?
•Como vou fazer a administração da empresa, controlar as receitas e despesas, acompanhar os funcionários e garantir a qualidade dos serviços prestados?


Abaixo seguem mais recomendações:

• Contrato de Pessoal: Como a maioria das empresas de Conservação, Limpeza e Porteiros presta serviços para terceiros é importante que no seu quadro mantenha todos os funcionários registrados no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), para diminuir os riscos de sofrer ações trabalhistas. Além disso, a maioria dos clientes desse ramo exige a permanente apresentação de documentos que comprovem a regularidade dos encargos para continuidade dos serviços.

• Forma de Tributação: O melhor opção é o Simples Nacional (Super Simples) que é simplificado e aplicável para ME’s ( Micro Empresas ) e EPP’s ( Empresas de Pequeno Porte ). Ele permite que uma nova empresa pague menos impostos com menos burocracia.

• ISS – Imposto sobre Serviços: Para base de calculo a alíquota varia entre 2% a 5% (Verificar na Prefeitura em função da atividade).

• TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimento: É um recolhimento anual e que deve ser consultada a Prefeitura do Município.

• FGTS – Fundo de Garantia por tempo de Serviço: Aliquota de 8% sobre a remuneração dos trabalhadores no mês anterior ao recolhimento.

• Obrigações Acessórias: Saiba também que sua empresa deverá cumprir ainda uma série de obrigações acessórias exigidas pelas legislações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e empresariais. Para isso é recomendado que consulte o Contador para que oriente quais seriam essas obrigações.

16 comentários:

  1. Eu quero dizer que essas dica são muito boas estou satisfeito com as informações que li acima muito obrigado

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  2. Boa noite, gostei das dicas porem tenho duvidas de quanto devo cobrar por mês e um serviço de portaria 24h/dia, para poder entrar em uma concorrência.

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    1. Vç tem que calcular as despesas do seu funcionário, para repassar pro seu cliente, um ganho minimo possível de lucro, pois, a concorrencia não dorme. Espero ter ajudado e boa sorte.

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  3. gostei das informações foi muito valida

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  4. boa tarde,gostei muito da esplicaçao foi muito util para montar minha pequena empreze de limpeza.obrigado

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  5. gostei muito das informaçoeis passadas para montar pequena empresa de limpeza e portaria outra pergunta eu mesmo posso ser ovendedor da empresa eu vou te que contratar um vendedor para vender oserviços obrigado bom dia

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  6. Meus parabens por esta esplicaçao me abriu um pouco mais a mente se Deus quiser um dia eu chego lá

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  7. Marcos Olieira. Eu estou quase abrindo uma firma de prestação de serviço na aréa de climatização e ar condicionado e foi muito bom ver estas dicas valeu para min tamben obrigado.

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  8. Obrigado por esta explicação

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  9. Muito legal, parabens pela materia aqui divulgada, realmente precisamos encontrar mais gente com o conhecimento e a transparencia como a que foi utilizada nessa materia.

    Francisco Vieira Paes.

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  10. Parabéns,

    Uma boa materia.

    Precisamos de pessoas como você com conhecimento,clareza e transparência, com objetivo de multiplicar.

    Mais uma vez parabéns.

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  11. poderia os colaboradores, tipo; porteiros, recepcionistas e pessoal de limpeza, serem micros empreendedores individual (mei).?

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  12. tenho curiosidade em saber qual o valor que em média é negociado com o contratante, exemplo 4 funcionários qual seria o custo de cada um de acordo com o mercado hoje no ramo de limpeza e portaria.

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  13. Ótima a sua explicação! parabéns, obrigado, abraços!

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  14. Gostaria de saber como se calcula o valor a ser cobrado pelo serviço de portaria mensalmente?

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  15. tenho curiouzidade de saber quanto devo cobrar pelo o meu serviço prestado a uma empresa

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