terça-feira, 21 de setembro de 2010

Como abrir uma empresa de limpeza e porteiro?

Como abrir uma pequena empresa de limpeza e porteiro? Já estou no ramo mas gostaria de ser dona do meu próprio negócio. Gostaria de saber quais documentos necessários para isso e valor a investir.


Resposta:

A Empresa pode ser aberta como Individual ou Limitada. Abaixo segue a relação dos documentos necessários. O valor a investir para abrir uma pequena empresa de limpeza e porteiro é de R$ 650,00 para sua legalização. Além disso, você vai precisar de R$ 6.150 para investimentos iniciais (instalações, equipamentos, uniformes, computador e outros), R$ 1.600 para despesas pré-operacionais e mais 16.000 para capital de giro, totalizando um valor de R$ 24.400. Na seqüência, apresentaremos a distribuição das despesas nos primeiros três meses de operação para melhor entendimento desses valores.



Documentos e Procedimentos Necessários

• Escolha do Tipo Societário: Individual (quando você não tem sócios) ou Limitada (quando você abre a empresa em sociedade com uma ou mais pessoas).

• Nome da Empresa: No caso de empresa individual, o nome da empresa obrigatoriamente será o seu nome. No caso de uma empresa limitada, o nome poderá ser por “Firma” ou “Denominação Social” desde que conste a abreviatura LTDA ( Limitada )

Exemplo de nome por Firma: Jose Pereira e Mucio Teixeira Serviços de Conservação, Limpeza e Porteiros Ltda

Exemplo de nome por Denominação: Feliz da Vida – Serviços de Limpeza, Conservação e Porteiros Ltda

• Fazer buscas na Junta Comercial para avaliar se já não existe outra empresa com a mesma denominação.

• Pesquisar no INPI(Instituto Nacional de Patentes Industriais) para garantir que a marca não esteja registrada em nome de outra Empresa.

• Fotocópia do IPTU do imóvel onde será a sede da empresa;

• Contrato de locação registrado em cartório ou declaração do proprietário quando o imóvel é cedido.

• Fotocópia autenticada do RG e CPF/MF dos sócios

• Fotocópia autenticada do comprovante de endereço dos sócios

• Contrato Social (em caso de sociedade) ou declaração (em caso de empresa individual). Quem elabora o contrato social de uma empresa é geralmente um advogado, ou um contador. Esses documentos devem ser apresentados na Junta Comercial junto com os demais documentos exigidos em 4 vias para serem registrados.

• Inscrição na Receita Federal para obter o CNPJ. Para informações consulte o site: www.receita.gov.br

• Inscrição na Prefeitura Municipal: Em se tratando de prestação de Serviços, é necessário fazer a inscrição na Prefeitura do Município.


Valor

Para saber o valor necessário para abrir uma empresa, muitas são as situações a considerar. Pesquise e relacione todas as despesas que terá, por exemplo, com o imóvel, instalações, equipamentos, produtos, contratação de empregados, treinamento, documentação, legalização da empresa etc.



Você precisará provisionar também salários, aluguel e despesas como luz, telefone, publicidade, impressos, equipamentos de escritório, informatização, e outros. Isso pode ser feito montando uma previsão de fluxo de caixa, com contas a pagar com valores e datas de tais compromissos.



Abaixo segue um modelo de forma estimativa para ilustrar quais seriam os valores gastos para abrir uma pequena empresa de limpeza e portaria.



Investimento inicial - Valor: R$ 6.150

• 1 Computador com impressora – R$ 800,00

• 1 linha telefônica fixa

• 2 Mesas, 4 cadeiras, 1 estante, 1 arquivo novos R$ 2.100,00 em 3 pagamentos de R$ 700,00

• Uniformes e equipamento de proteção para 4 funcionários R$ 1.500,00

• Outras Contingências - R$ 1.750,00





Despesas pré-operacionais – R$ 2.250

• Abertura da Empresa (legalização) - R$ 650,00

• Treinamento - R$ 600,00

• Seleção de pessoal – R$ 300,00

• Impressos e elaboração de contratos (com clientes) – R$ 300

• Publicidade – R$ 400



Despesas mensais

• Salão Comercial de 70 m2 ou casa de 120 m2, com aluguel de R$ 700,00 por mês com taxas

• 2 Funcionários de Limpeza para os três primeiros meses

• 2 Funcionários de Porteiros para os três primeiros meses

• Encargos Sociais estimados de 50%

• Vale transporte para 4 funcionários a R$ 2,50 por percurso

• Salário de Funcionário para Limpeza R$ 473,02 ( Piso )

• Salário de Funcionário para Porteiro R$ 609,50 ( Piso)

• Produtos de Limpeza não foram considerados, pois nesse exemplo a Empresa Contratante fornece esses materiais

• Contador a Custo mensal de R$ 150,00

• Vale Refeição para 4 funcionários a R$ 4,00 cada por 24 dias/mês

• Estimativa de Faturamento em 60 dias de 10.000,00 e 15.000,00 em 90 dias, para cálculo dos impostos

• Tributos regime Simples a 4,5% sobre o faturamento

• ISS com alíquota de 4% sobre o faturamento

A maioria das novas empresas abertas no Brasil precisam de um capital inicial que cubra as necessidades de caixa no mínimo nos primeiros 12 a 24 meses dependendo do produto ou serviço oferecido. Há situações que o valor agregado é tão elevado que conseguem o ponto de equilíbrio em menos de 12 meses, porém são raros esses casos.

Por isso, sugere-se que além dos R$ 6.150 do investimento e dos R$ 2.250 das despesas pré-operacionais, você reserve mais pelo menos o equivalente a dois meses de despesas como capital de giro, para enfrentar as dificuldades de fluxo de caixa da empresa. Assim, sugerimos uma reserva para capital de giro de R$ 16.000.



Recomendações para o Empreendedor

Embora o futuro empreendedor já trabalhe no ramo, é recomendado que estude informações sobre o Mercado, Concorrência e Área de Atuação da nova empresa, bem como oportunidades e ameaças. O SEBRAE oferece muitas informações úteis para te ajudar a montar um Plano de Negócios para que seu empreendimento comece certo e tenha sucesso. Para consulta, visite o site: www.sebraesp.com.br



• Perguntas a serem feitas:

Antes de montar a sua empresa, tente responder as seguintes perguntas, para ver se você está no caminho certo e está preparada:
•Onde será localizada a Empresa para atrair o maior número possível de clientes?

•Como será o processo de “Venda”, isto é, como vou conseguir clientes?
•Como será a convivência e competição com os concorrentes e as negociações com fornecedores?
•Como será a operação dos Serviços de Limpeza, Conservação e Porteiros de forma a satisfazer e surpreender os clientes?
•Como vou fazer a administração da empresa, controlar as receitas e despesas, acompanhar os funcionários e garantir a qualidade dos serviços prestados?


Abaixo seguem mais recomendações:

• Contrato de Pessoal: Como a maioria das empresas de Conservação, Limpeza e Porteiros presta serviços para terceiros é importante que no seu quadro mantenha todos os funcionários registrados no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), para diminuir os riscos de sofrer ações trabalhistas. Além disso, a maioria dos clientes desse ramo exige a permanente apresentação de documentos que comprovem a regularidade dos encargos para continuidade dos serviços.

• Forma de Tributação: O melhor opção é o Simples Nacional (Super Simples) que é simplificado e aplicável para ME’s ( Micro Empresas ) e EPP’s ( Empresas de Pequeno Porte ). Ele permite que uma nova empresa pague menos impostos com menos burocracia.

• ISS – Imposto sobre Serviços: Para base de calculo a alíquota varia entre 2% a 5% (Verificar na Prefeitura em função da atividade).

• TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimento: É um recolhimento anual e que deve ser consultada a Prefeitura do Município.

• FGTS – Fundo de Garantia por tempo de Serviço: Aliquota de 8% sobre a remuneração dos trabalhadores no mês anterior ao recolhimento.

• Obrigações Acessórias: Saiba também que sua empresa deverá cumprir ainda uma série de obrigações acessórias exigidas pelas legislações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e empresariais. Para isso é recomendado que consulte o Contador para que oriente quais seriam essas obrigações.

21 comentários:

  1. Eu quero dizer que essas dica são muito boas estou satisfeito com as informações que li acima muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostei das dicas porem tenho duvidas de quanto devo cobrar por mês e um serviço de portaria 24h/dia, para poder entrar em uma concorrência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vç tem que calcular as despesas do seu funcionário, para repassar pro seu cliente, um ganho minimo possível de lucro, pois, a concorrencia não dorme. Espero ter ajudado e boa sorte.

      Excluir
    2. Além das despesas com funcionário, e do seu lucro, é importante você calcular também quanto vai gastar com:
      1) impostos (para receber após ganhar a concorrência, vai precisar emitir uma Nota Fiscal, e portanto, terá que pagar os impostos sobre o valor que vai receber) - Geralmente será o valor do simples (4,5%, dependendo do seu faturamento total) mais ISS (de 2 a 5%, conforme a cidade).
      2) o rateio das suas despesas indiretas mensais, dividida pelo número de clientes que você tem. Ou seja, some todos os seus gastos mensais (valor que paga ao contador, telefone, custos com divulgação, internet, energia, aluguel, gasolina, seu pro-labore) e divida pelo número de clientes que atende.
      3) Se não considerou os encargos sociais (INSS, FGTS, gastos com férias, décimo-terceiro, faltas, aviso prévio, vale alimentação, vale transporte) como despesas com funcionário, precisa incluir eles também. Geralmente, estimamos em 100% do valor do salário. Ou seja, se salário for R$ 800, considere como encargos sociais mais R$ 800.


      Infelizmente, é muito comum participar de uma concorrência com um preço muito baixo, por não ter calculado certo as despesas, e depois de 3 meses trabalhando perceber que está perdendo dinheiro e ter que desistir do serviço. Mas além do prejuízo pelos meses trabalhados, muitos contratos de licitação tem multas se você não cumpre o serviço ou desiste antes, e isso quebra muitas pequenas empresas. Atenção pra isso!

      Excluir
  3. gostei das informações foi muito valida

    ResponderExcluir
  4. boa tarde,gostei muito da esplicaçao foi muito util para montar minha pequena empreze de limpeza.obrigado

    ResponderExcluir
  5. gostei muito das informaçoeis passadas para montar pequena empresa de limpeza e portaria outra pergunta eu mesmo posso ser ovendedor da empresa eu vou te que contratar um vendedor para vender oserviços obrigado bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo! Você mesmo pode ser o vendedor no começo. Mas pense também em outras alternativas: colocar anúncio dos seus serviços nos grupos de serviços de facebook da sua cidade, anúncio no olx, anunciar na sua própria conta de facebook ou instagram e pedir ajuda a seus amigos para ajudarem a divulgar seus anúncios entre seus amigos. Ou até mesmo colocar um anúncio no jornal local da sua cidade. Isso provavelmente vai ser mais barato do que colocar um vendedor. Pense também em colocar adesivos no seu carro divulgando seu serviço de limpeza. Muita gente vai ver, e é uma divulgação barata. Mas se você não leva jeito pra fazer nada disso, contrate um vendedor ou empresa de publicidade pra te ajudar. Boa sorte!!

      Excluir
  6. Meus parabens por esta esplicaçao me abriu um pouco mais a mente se Deus quiser um dia eu chego lá

    ResponderExcluir
  7. Marcos Olieira. Eu estou quase abrindo uma firma de prestação de serviço na aréa de climatização e ar condicionado e foi muito bom ver estas dicas valeu para min tamben obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por esta explicação

    ResponderExcluir
  9. Muito legal, parabens pela materia aqui divulgada, realmente precisamos encontrar mais gente com o conhecimento e a transparencia como a que foi utilizada nessa materia.

    Francisco Vieira Paes.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns,

    Uma boa materia.

    Precisamos de pessoas como você com conhecimento,clareza e transparência, com objetivo de multiplicar.

    Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  11. poderia os colaboradores, tipo; porteiros, recepcionistas e pessoal de limpeza, serem micros empreendedores individual (mei).?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A partir da publicação da lei 13.467 de 2017 (nova lei trabalhista), que permite a terceirização de atividades fim da empresa. Porém atenção: cada prestador de serviço da sua empresa deve ser uma MEI. Se você contratar uma MEI, e a MEI contratar um funcionário, e esse funcionário da MEI prestar serviço para você, ele deve ser registrado pela MEI e tem direito a férias, horas extras, décimo-terceiro, etc... Mas aí vai ficar mais caro pra você do que contratar ele diretamente como CLT, pois além de todos os direitos e encargos, você também vai ter que pagar pelo lucro da MEI e o rateio das despesas indiretas dela (como contador, etc..). A vantagem de contratar uma MEI, em que o sócio da MEI trabalhe pra você, é que o sócio da empresa retira lucro, e não é regido pela CLT, pois ele é um empresário também. Ele vai decidir suas horas de trabalho, se tira férias ou não e quanto vai cobrar de você pelo serviço. Tudo isso vocês terão que negociar.

      Excluir
  12. tenho curiosidade em saber qual o valor que em média é negociado com o contratante, exemplo 4 funcionários qual seria o custo de cada um de acordo com o mercado hoje no ramo de limpeza e portaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Foz do Iguaçu, PR, em janeiro de 2019 os valores cobrados pelas terceirizadas de mão de obra para serviços de limpeza variam de R$ 3.190 a R$ 3.600 por mês, com funcionário trabalhando 44 horas semanais.

      Excluir
  13. Ótima a sua explicação! parabéns, obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber como se calcula o valor a ser cobrado pelo serviço de portaria mensalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode calcular da seguinte maneira:

      Salário do funcionário: R$ 1.441 (salário mínimo no Paraná)

      Encargos do funcionário (proporcional a férias, décimo terceiro, aviso prévio, faltas, INSS, FGTS, etc): estimado em 100% do salário, ou seja, R$ 1.441


      Rateio das despesas indiretas: some o valor total das despesas indiretas, conforme o exemplo abaixo.
      Aluguel - R$ 700
      Salário da recepcionista com encargos - R$ 2.882
      Contador - R$ 400
      Telefone - R$ 44
      Internet - R$ 112
      Luz - R$ 120
      Água - R$ 45
      Material de limpeza, escritório e copa - R$ 250

      Total das despesas indiretas: R$ 700 + R$ 2.882+ R$ 400 + R$ 44 + R$ 112 + R$ 120 + R$ 45 + R$ 250 = R$ 4.553

      Considerando que a empresa terá 8 funcionários que efetivamente façam a limpeza, deve-se dividir o total das despesas indiretas por 8.

      Rateio das despesas indiretas: R$ 4553 / 8 = R$ 569,12


      Impostos sobre a Nota Fiscal: supondo alíquota de 4,5% de simples e 3% de ISS, impostos serão de 7,5% sobre a NF.


      Custo total dos serviços será de:
      Salário: R$ 1.441
      Encargos: R$ 1.441
      Rateio das despesas indiretas: R$ 569,12

      Custo total: R$ 3.451,12


      Considerando que você pretende trabalhar com mark up de 20%, deve cobrar: R$ 3.451,12 x 1,2 = R$ 4.141,34


      Se você cobrar R$ 4.141,34 pelos serviços, pagará de impostos:


      7,5% x R$ 4.141,34 = R$ 310,60


      Ou seja, seu lucro por mês por cada contrato será:

      Valor cobrado: R$ 4.141,34

      menos

      Custo total: R$ 3.451,12

      menos
      Impostos: R$ 310,60

      O lucro por contrato será: R$ 4.141,34 - R$ 3.451,12 - 310,60 = R$ 379,62

      Portanto o lucro mensal será de R$ 379,62 vezes 8 = R$ 3.036,98


      Você vai reparar que esse valor calculado está acima dos valores de mercado (que variam de R$ 3.190 a R$ 3.600).


      Por que isso? Quanto mais funcionários a empresa tiver, menor será o rateio dos custos indiretos.
      Por exemplo, uma empresa com 32 funcionários, terá um custo de rateio de apenas R$ 142, contra os R$ 569 do cálculo acima. Isso permite à empresa cobrar menos e ainda assim ter lucro.

      Outros fatores que podem influenciar: a empresa pode ter optado pela desoneração da folha de pagamento. Ao invés de pagar 20% de INSS sobre a folha, pagaria apenas de 1% a 4,5% de INSS sobre a receita bruta. Nesse caso, o valor dos encargos sobre o funcionário fica menor. Outros fatores que podem alterar o custo dos encargos: contratar funcionários que morem perto de onde vão trabalhar, e por isso não precisem de vale transporte. Ter uma equipe comprometida, que tenha poucas faltas.





      Excluir
  15. tenho curiouzidade de saber quanto devo cobrar pelo o meu serviço prestado a uma empresa

    ResponderExcluir