segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que eu posso fazer para atrair mais clientes?

A minha loja (confecções em geral) tem 3 anos. O que eu posso fazer para atrair mais clientes?

Resposta:

Para atrair mais clientes para sua loja você pode: 1) Descobrir pelo menos um produto de confecção que seja “top de vendas” ; 2) Estabelecer preço que seja atraente e competitivo; 3) Expor os produtos de forma atraente e 4) Fazer divulgação. A divulgação pode ser feita com promoções, propaganda, telemarketing ativo, mala direta e outros.


Capacite, valorize e motive constantemente seus funcionários. Incentive sua participação em treinamentos de atendimento e vendas. Verifique se eles priorizam a satisfação dos clientes. A equipe de vendas precisa estar preparada quando os novos clientes chegarem.

Descubra qual o produto que você vende que é mais desejado pelos clientes: o mais legal, mais bonito, que está vendendo mais. Pode ser uma camisa, saia ou qualquer outro produto que esteja na moda e seja novo e atraente. Se você no momento não tem nenhum produto que seja assim, crie um, ou compre de uma marca legal um produto “top de vendas”. Pode se inspirar nas revistas de moda, desfiles, perguntar aos seus fornecedores, clientes e pedir dicas para suas funcionárias (os). É importante que sua equipe também ache o produto o máximo, pois são elas que vão vendê-lo aos clientes.

Verifique se o preço que você vai cobrar pelo produto “top de vendas” é adequado. Ele não pode ser mais caro que o de seus concorrentes, se eles tem o mesmo produto. Se é um produto exclusivo seu, verifique se seus clientes podem pagar, e acham que o preço é justo.

Arrume as vitrines da loja com composições e outras peças que combinam com o produto e ficam legais. Assim, os clientes vão ficar com vontade de comprar outras peças para compor looks legais, e fica fácil para as vendedoras saberem quais produtos oferecer aos clientes.

Se você entrega sacolas de roupas na casa de clientes conhecidos para eles escolherem com o que vão ficar, é importante mandar peças que se complementem entre si. Se você não oferece essa opção, considere essa hipótese para seus clientes mais antigos e fiéis. Isso pode fazer com que eles comprem mais. Também vale para o caso de clientes que deixaram de comprar por passarem a ter dificuldade para sair de casa ou estar sem tempo (ficaram doentes, estão trabalhando demais, tiveram filhos).

Por último, é importantíssimo divulgar esse seu produto destaque. Por ser um produto “top“ , ele pode atrair novos clientes para a loja e também contribuir para que seus atuais clientes comprem mais.

Comece ações de propaganda como mala-direta ou e-mail marketing. Ações como “Leve este flyer e ganhe tantos porcento de desconto até o dia tal” ou “Só amanhã” funcionam bem. Sempre dê uma vantagem e um prazo para o cliente.

Saber trabalhar os clientes que já tem é um pré-requisito para conquistar mais. Uma dica é usar os próprios clientes existentes para conseguir mais. Usando ainda a tática do desconto e mala-direta promova algo do tipo “cliente cadastrado que trouxer um amigo que compre ganha um brinde” ou “ganhe por indicação” (cliente que indica cliente que compra, ganha um desconto especial ou um brinde, que pode ser um acessório legal que combine com seu produto top de vendas ou com a maioria dos seus outros produtos). Repare que as pessoas sempre gostam de ganhar algo, ou sair em vantagem.

Invista em propaganda para atração de novos clientes. Propaganda em rádio costuma ter um ótimo retorno, quando bem direcionada. Outra ação de vendas que funciona bem, principalmente em datas comemorativas (dias das mães, dia dos pais, natal) é o telemarketing ativo. Ligue para seus clientes antes do dia das mães, do natal, ou da data de aniversário dos seus clientes e informe que chegaram novidades na loja, e sugira que eles comprem um presente pra sua mãe, pai, filho. Se as suas vendedoras souberem de algum produto que sua cliente gostou mas não comprou, ou algum outro que combine com o estilo da sua cliente, informe isso no telemarketing. Todo mundo quer acertar no presente, e se a sua loja contribuir para isso, você vai ter cada vez mais clientes fiéis.

Você também pode divulgar os produtos e promoções da sua loja pelo Orkut e Facebook, e cadastrar a loja nos cadastros gratuitos de empresas na internet, como HotFrog, OLX e listas telefônicas e de endereços.

Lembre-se de investir na renovação de seus produtos “top de vendas”. Descubra-os. São as novidades desejadas que vão atrair novos clientes e trazer de volta seus atuais clientes.

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