terça-feira, 10 de agosto de 2010

Onde encontrar ajuda para transformar idéia de produto em negócio rentável?

Tive uma idéia de uma almofada que realmente pode ajudar as pessoas com problema de coluna ou sono ruim, e já fiz testes com amigos e família e os resultados foram ótimos. Preciso de alguém que corra atrás de cada detalhe até que isto se torne um PRODUTO REAL com toda a burocracia envolvida em todas as mil fases. Como transformar esse produto em realidade e ganhar dinheiro com isso?

Resposta:

Você pode encontrar um parceiro para a transformação da sua idéia em realidade das seguintes formas: 1) contratando um profissional, 2) contratando uma empresa de consultoria, 3) procurando um sócio entre amigos, na feira do empreendedor do Sebrae ou em feiras de inovação, 4) fazendo uma parceria com uma indústria, 5) fazendo uma parceria com uma pequena empresa de estofados, 6) buscando uma empresa de capital de risco como sócia,7) se unindo a uma incubadora de empresas.


O primeiro passo para tornar seu projeto realidade é fazer um plano de negócios, para entender se sua idéia é viável, definir a forma jurídica do negócio e descobrir quais serão os recursos (humanos, materiais e de capital) necessários para sua implementação.


Como encontrar um parceiro para o projeto (alguém que corra atrás dos detalhes)

Há tipos diferentes de parceria que você pode fazer para encontrar alguém que corra atrás dos detalhes e te ajude a transformar sua idéia em um produto real:

1) Se você tem capital suficiente, pode contratar uma consultoria, e eles podem ficar responsáveis por montar o negócio para você, fazer os projetos para captação de financiamento e coordenar o lançamento do negócio.

2) Se você tiver capital suficiente, você também pode contratar um profissional que faça essas coisas para você. Pode ser alguém que já tenha aberto uma empresa antes, ou trabalhado na montagem de um novo negócio, formado na área de administração de empresas ou que tenha experiência gerencial ou de consultoria, e você pode encontrá-lo através de anúncios no jornal, nas empresas de vagas online (Manager, Catho, Emprego Certo do UOL, Curriculum), no SINE ou em outra agência de empregos próxima a sua residência. A chave aqui é encontrar uma pessoa competente e confiável, e acompanhar de perto o trabalho.

3) Você pode também procurar um sócio, que ficaria responsável por essas tarefas. Você pode convidar alguém que conhece e confia e que tenha interesse no assunto, ou procurar um empreendedor ou investidor. Há várias organizações que oferecem oportunidades para investidores conhecerem empreendedores ou pessoas com boas idéias a fim de montar novos negócios. Um exemplo é o SEBRAE, com a sua Feira do Empreendedor (www.feiradoempreendedoronline.sebrae.com.br). Você pode participar da feira online ou verificar no site a data da próxima reunião em sua cidade. Em São Paulo, a próxima feira do empreendedor vai ser realizada de 17 a 20/11/2010. Outro exemplo é a Aceleradora (www.aceleradora.net), que realiza encontros entre empreendedores e investidores e auxilia no processo de transformar startups em negócios viáveis. Associações comerciais e industriais em todo Brasil organizam às vezes feiras de inovação, com o mesmo propósito.

4) Outra opção é fazer uma parceria com uma indústria de estofados. Se você já tiver patenteado seu produto, eles podem produzi-lo em troca de royalties.

5) Se seu produto ainda está em desenvolvimento, você pode fazer uma parceria com uma pequena empresa de estofados. Como eles já trabalham com os materiais que compõe a almofada que você pretende criar (espuma, tecido, etc..), eles podem te auxiliar na criação do produto, na elaboração de protótipos e depois na produção e vendas. É necessário fazer um contrato estipulando direitos e deveres em relação ao novo produto, e se for o caso, vocês podem fazer uma sociedade. Nesse caso, você precisaria fazer uma busca ativa de empresas desse tipo, entrar em contato por telefone, visitá-las, e expor a sua idéia àquelas de que você tenha gostado. Busca de empresas podem ser feitas pelas listas telefônicas e de endereço reais e virtuais e também através de solicitação à associação comercial de sua cidade.

6) Se você não tem o capital necessário, pode fazer um projeto de investimento e apresentá-lo para uma empresa de capital de risco. Apesar de menos de 1% das novas empresas conseguirem esse tipo de financiamento, se você tiver um bom projeto, um bom produto, a patente do produto, e a empresa aberta, pode ser uma boa idéia. O sócio capitalista de risco entra com o capital e nomeia gerentes profissionais para tocar o negócio.

7) Apresentar seu projeto a uma incubadora de empresas. As incubadoras abrigam os novos negócios por um período de tempo e seu objetivo é transformar o resultado de pesquisas em produtos e serviços. Elas situam-se junto a universidades ou institutos de pesquisa, e para você conseguir que seu projeto seja “incubado” ele vai precisar estar enquadrado em uma linha de pesquisa da universidade e ser “adotado” por um ou mais professores ou pesquisadores da instituição.


Como tornar o projeto realidade e ganhar dinheiro com ele

Uma boa maneira de começar a tornar seu projeto realidade é fazer um plano de negócios. Ao elaborar o plano, você vai ter uma idéia mais clara do que precisa ser feito, dos valores necessários e vai também descobrir se a sua idéia pode se tornar um negócio lucrativo ou não.

No link abaixo está um roteiro elaborado pelo Sebrae explicando detalhadamente como fazer um plano de negócios:

http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br/_arquivos/capacitacao-empresarial/ComoElaborarumPlanodeNegocio.pdf

De maneira simplificada, as etapas para tornar seu projeto realidade e ganhar dinheiro com ele, também explicadas no roteiro para elaboração do plano de negócios acima, são as seguintes:

1) Analisar a viabilidade do negócio

2) Definir a forma jurídica do negócio (tipo de empresa, sócios, etc)

3) Definir clientes a serem prospectados, fornecedores e analisar concorrentes

4) Definir produtos a serem vendidos, preço de venda, como divulgar e vender

5) Definir como produzir as almofadas, equipe necessária na empresa, equipamentos e máquinas

6) Levantar quanto de dinheiro será necessário para implantar a empresa e mantê-la até ela dar lucro.

7) Abrir a empresa ou fazer a parceria

8) Conseguir o dinheiro necessário

9) Construir a linha de produção, contratar funcionários

10) Produzir as almofadas e vendê-las com lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário