Como estabelecer metas para um departamento de cobrança interno em uma empresa do comércio varejista? Quais os critérios de avaliação do departamento? Como devo remunerar estes profissionais?
Resposta:
São metas importantes para um departamento de cobrança interno de empresa de comércio varejista: 1) índices de inadimplência referenciados a indicador externo e 2) custo do setor. São critérios de avaliação do departamento: 1) índices de inadimplência, 2) custos, 3) recuperação de clientes, 4) prevenção de ações judiciais, 5) inovação. A remuneração dos profissionais pode ser feita com um pagamento de um fixo mais comissões por valores recuperados e premiação, ou apenas comissões e premiação.
Metas
O ideal é que as metas de inadimplência da empresa sejam vinculadas a referências externas para que sejam coerentes com a realidade, permitam avaliações corretas pela gerência e não prejudiquem a motivação dos funcionários (o que ocorre quando as metas estão desvinculadas da conjuntura econômica).
Exemplo de metas para o setor de cobrança de empresa de comércio varejista:
- Utilizar como referência o indicador de inadimplência do Banco Central do Brasil, obtido no site http://www.bcb.gov.br/?INDECO e construir tabela de metas por idade da dívida conforme exemplo:
A relação com o indicador de inadimplência (por exemplo de três vezes para dívidas de até 30 dias) depende do perfil dos meios de recebimento que a empresa utiliza, como cobrança em carteira, cheques pré-datados, cartão de crédito, cartão da própria loja, boleto bancário, débito em conta, e também dos prazos dos procedimentos de cobrança (depois de quantos dias a sua empresa manda carta de cobrança? Quando liga cobrando? Quando envia título para o SPC?) Você deve adaptar essa relação para cada idade da dívida, conforme a realidade da sua empresa e os seus procedimentos de cobrança.
- Custos do setor: Além de índices de inadimplência, é importante ter como meta que os custos do setor (mão de obra, envio de cartas de cobrança, custos telefônicos, envio ao SPC, protesto, cobrança judicial, etc...) sejam menores do que o custo de terceirizar a cobrança. Consegue-se contratar serviços de cobrança externos por um valor que varia de 10 a 20% do valor recuperado.
Critérios de Avaliação
Para avaliar o departamento de cobrança, deve-se acompanhar o atingimento das metas de inadimplência e custo máximo do setor e também os seguintes aspectos:
- Recuperação de clientes: Uma cobrança bem feita tenta recuperar os inadimplentes como clientes e fazer com que eles voltem a comprar.
- Prevenção de ações judiciais: Clientes que se sentem agredidos ou injustiçados pela empresa no processo de cobrança podem acionar a empresa judicialmente. É importante garantir que os valores cobrados sejam realmente devidos, e que a cobrança seja feita de acordo com o código de defesa do consumidor.
- Inovação: O setor de cobrança enfrenta muitos desafios, como encontrar os devedores e a impossibilidade financeira de alguns de quitarem as dívidas. Para isso é necessário que a empresa ofereça possibilidades de negociação, atuação em horários diferenciados (almoço, à noite, sábados), e esteja aberta à adoção de novas idéias. Os funcionários do setor devem ser constantemente treinados e no decorrer do trabalho podem descobrir novas formas de encontrar os clientes, novas possibilidades de negociação e mesmo sugerir outras opções de pagamento que ocasionem inadimplência menor. A gerência deve estar atenta a isso, reconhecer as boas idéias e adotá-las.
Como remunerar
Há duas formas indicadas para remuneração dos profissionais do setor de cobrança: 1) pagamento de um salário fixo mais comissão sobre o valor recuperado mais uma premiação trimestral e 2) pagamento de comissão sobre valor recuperado mais premiação trimestral, com garantia de mínimo.
A primeira forma dá geralmente resultado melhor na recuperação de clientes e a segunda na recuperação das dívidas.
O valor do salário fixo e da garantia do comissionista são estabelecidos na convenção coletiva de trabalho do setor. A comissão para cobradores que recebem o fixo varia geralmente de 0,5 a 1% e para os que não recebem o fixo de 2 a 4 %.
Indica-se que a premiação seja proporcional à recuperação de clientes e relacionada à redução dos custos do setor (inclusive judiciais), adoção de inovações e às receitas totais da empresa. Ela visa incluir os colaboradores na participação dos resultados da empresa, remunerar pelo desempenho do setor de cobrança como um todo e criar valor a longo prazo.
Oi, gostaria de dicas para motivar a equipe de cobrança da minha empresa. enviar e-mail para compras@cemiteriojardimeden.com.br
ResponderExcluirOlá! Estou criando um departamento de cobrança, porém minha empresa é uma instituição de ensino superior. Gostaria de saber se existe uma material diferente ou se posso aplicar esses conselhos.
ResponderExcluirMeu email é coordfinanceiro@imed.edu.br
Obrigado,