terça-feira, 6 de julho de 2010

Qual é a porcentagem ideal de margem bruta e mark-up? Como distribuir lucros e dividendos?

Qual é a porcentagem ideal de margem bruta e mark-up para empresa no ramo do comércio varejista de calçados, e como devem ser distribuídos os lucros e dividendos ?

Resposta:

As porcentagens ideais de margem bruta e mark up da empresa são as maiores que se pode conseguir em cada momento. No entanto, abaixo seguem referências que podem ser utilizadas.

Mark-up

O mark-up é o percentual colocado sobre o custo da mercadoria para se chegar ao preço de venda. Como referência, a ABLAC (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados) sugere que os varejistas de calçados trabalhem com um Mark up médio maior do que 100%.

Margem Bruta
A definição adotada para margem bruta é a receita bruta das vendas menos custos das vendas menos custos variáveis, dividido pela receita bruta. No setor calçadista, empresas bem sucedidas trabalham com margem bruta que varia de 36% a 48%.

Distribuição de lucros e dividendos

A distribuição de lucros e dividendos deve ser feita conforme acordo entre os acionistas, seguindo as prescrições legais. Os acordos em relação a essa distribuição geralmente dependem dos planos da empresa para o futuro. Há três opções:

1) Distribuir todos os lucros e dividendos.

2) Distribuir apenas uma parte dos lucros. Pode ser distribuído um valor fixo por mês proporcional à participação acionária (por exemplo, R$ 5.000 mensais para cada sócio com 50% das ações) ou uma porcentagem dos lucros (por exemplo, 50%), capitalizando o restante na empresa. Isso é comum quando os sócios não trabalham na empresa, ou quando os pro-labores retirados são muito baixos. Também ocorre quando a empresa tem planos de expansão em longo prazo e está capitalizando para isso.

3) Não distribuir lucros e dividendos. Nesse caso, o dinheiro é capitalizado e reinvestido na empresa. Isso é comum em algumas situações: a) quando a empresa está passando por dificuldades financeiras, b) em épocas de instabilidade econômica, em que as receitas variam de forma inesperada, c) quando a empresa está crescendo e reinveste seus lucros na compra de mercadorias, ou como capital de giro e d) quando a empresa tem planos de abrir uma filial, reformar ou expandir o negócio.

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