segunda-feira, 14 de março de 2011

Como atrair clientes para paintball?

Como vou atrair meus clientes e me manter no mercado de paintball? Propaganda, promoções, preços acessíveis, etc..


Resposta:
Para atrair clientes e se manter no mercado de paintball, você pode oferecer aulas, organizar torneios, mudar os cenários, abrir em outros horários, fazer promoções para festas de aniversário, encontros empresariais, e outros. Também é importante divulgar a empresa e as novidades nos órgãos de imprensa, na internet, através de cartazes, panfletagem, mala direta e telemarketing ativo. Oferecer preços mais acessíveis para quem praticar paintball em determinados horários ou dias da semana também ajuda, sem prejudicar a lucratividade.



Seguem maneiras de atrair novos clientes, manter o interesse dos clientes que você já tem e fazer com que eles pratiquem mais o paintball:

- Oferecer aulas, cursos de paintball ou escolinha para crianças: para adultos com poucos amigos que gostam do jogo, e opção de prática esportiva para pais matricularem seus filhos.

- Organizar torneios.

- Mudar sempre os cenários, alterar a conformação dos campos, bunkers e obstáculos, trazer novos equipamentos. Novidades são sempre um bom motivo para voltar, comentar, conhecer.

- Abrir em outros horários. Pesquise com seus clientes e faça testes oferecendo horários à noite (se você não abre à noite), ou aulas para crianças e adolescentes de manhã ou à tarde.

- Fazer promoções para festas de aniversário, incluindo a oferta de comida (pizza, docinhos e salgadinhos) e refrigerantes.

- Fazer promoções para encontros empresariais: festa de natal, confraternizações. Inclua no preço a alimentação (churrasco, Buffet) e bebidas.

- Se o seu campo for longe, ofereça um serviço de van que leva e traz os clientes para o campo. Inclua no preço, ou cobre à parte.

- Junte-se com uma empresa que dá treinamento de recursos humanos para empresas e inclua a experiência do paintball no pacote de treinamento empresarial deles. A prática do Paintball oferece a possibilidade de discutir conceitos como liderança, estratégia, confiança e companheirismo num clima de diversão e adrenalina.

- Incluir o serviço de fotografar e filmar as pessoas jogando paintball. Você pode cobrar à parte ou oferecer como cortesia.

- Vender equipamentos e acessórios para Paintball ao lado do campo. Não é necessário ter um grande estoque, mas é importante sempre oferecer coisas novas. Quem comprar os produtos vai querer jogar mais para usá-los.

Seus clientes são seus melhores vendedores. Divulgue as aulas, os torneios, as novidades nos campos, os novos horários, as promoções para eventos e aniversários através de cartazes na entrada do campo, panfletos e verbalmente. Seus clientes vão ter mais motivos para voltar e trazer amigos.

A internet é cada vez mais um local onde as pessoas buscam informações. Cadastre gratuitamente sua empresa no Hotfrog, no OLX e nas listas telefônicas online. Se você usa redes sociais, crie um perfil do seu paintball no Orkut, Facebook ou Twitter, e use-os para divulgar as novidades.

Torneios são ótimos motivos para conseguir divulgação gratuita. Envie um texto divulgando-os para os jornais impressos, televisões, rádios, canais a cabo, blogs e sites da cidade ou dê um telefonema para eles. Mesmo que da primeira vez nada seja publicado, quando eles tiverem espaço sobrando na pauta, podem se lembrar de você.

Investir mensalmente em propaganda é importante, tanto para crescer quanto para se manter no mercado. Destine uma porcentagem da sua receita (em média 5%) para isso, e teste o que funciona melhor para sua empresa. Abaixo seguem algumas alternativas de ações de propaganda e vendas que dão resultado:

a) um site na internet pode ser um bom investimento, e oferecer informações mais completas para quem ouvir falar da sua empresa ou ler sobre ela em outros anúncios. O investimento maior é para construir o site, mas a manutenção e atualizações depois têm custo reduzido.

b) colar cartazes (com autorização) e fazer panfletagem (ou deixar panfletos nos carros ou portaria) na polícia civil, militar, guarda municipal, batalhão, academias, lan houses, lojas de games, fliperamas, campos de futebol, escolas secundárias e faculdades. Esses são locais com muitos clientes potenciais de paintball.

c) envio de mala direta.

d) telemarketing ativo informando das aulas de paintball até formar turmas.

Conforme as tabelas de preços das mídias, considere também a hipótese de fazer uma das seguintes propagandas: outdoor, anúncio em jornal impresso, matéria paga em canal a cabo, propagandas no rádio, banners do site em blogs e portais locais.

Os valores que você cobra dos clientes dependem dos seus custos (aluguel, materiais, salários e outros). O kit básico por pessoa com máscara, marcador, colete, 100 bolinhas e aluguel de campo por 1 hora é vendido para clientes nos paintballs do Brasil por preços que variam de R$ 15 a R$ 35 por pessoa conforme a cidade, o campo, o horário e o dia da semana. Oferecer equipamentos bons, seguros e estar sempre inovando tem um custo, e você não pode cobrar tão barato que te impeça de fazer isso.

Se você quiser oferecer o serviço a preços menores para atrair mais clientes, faça promoções dando descontos para quem jogar paintball em determinado dia da semana, ou em determinados horários. Descontos também podem ser dados para grupos grandes, ou nas promoções de aniversário, encontros empresariais, e cursos, em que você tem um número garantido de pessoas.

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