segunda-feira, 28 de março de 2011

Como controlar os gastos domésticos?

Preciso de uma planilha para controlar meus gastos domésticos. Minha empregada é quem paga as contas de mercado, carne, luz, água e outros, com o dinheiro que deixo com ela. Queria uma planilha fácil pra ela anotar as contas que ela paga, e em qual dia a conta foi paga, pra que fique fácil pra eu controlar e conferir o que ela paga.


Resposta:
Segue no ANEXO 1 planilha contendo as principais despesas fixas e variáveis para que você tenha controle do seu orçamento doméstico.

Para elaborar seu controle de despesas mensais, você pode seguir os seguintes passos:

1º Passo: Montar o Controle de Despesas

• Revisar as despesas relacionadas na planilha “controle mensal” acrescentando ou eliminando aquelas que não forem pertinentes.

• Na planilha “impressão auxiliar”, incluir apenas as despesas que são pagas e administradas pela sua auxiliar, preenchendo também os campos “Valor previsto” e “Vencimento aproximado”.

• Classificar os dados da planilha “impressão auxiliar” em ordem crescente por vencimento, para ficar fácil de acompanhar.

• Imprimir a planilha e passar para a auxiliar.

• Explicar à auxiliar qual é a finalidade da planilha e como as despesas devem ser lançadas. Lembrar que há necessidade de lançar todas as despesas pelas quais é responsável.

• Conscientizar a auxiliar de que todas as despesas pagas devem ser lançadas no dia. Os comprovantes devem ser guardados em ordem cronológica para que possam ser conferidos.

• Na planilha “impressão titular”, incluir apenas as despesas que são pagas e administradas por você, preenchendo também os campos “Valor previsto” e “Vencimento aproximado”.

• Classificar os dados da planilha “impressão titular” em ordem crescente por vencimento, para ficar fácil de acompanhar.

• Imprimir a planilha do primeiro mês a ser controlado.



Se preferir, as receitas e as despesas pagas por você mesma podem ser lançadas direto no computador, sem o uso da planilha “impressão titular”.

Para facilitar comece o registro no início do mês.



2º Passo: Lançamentos das Despesas

• Orientar a auxiliar para que registre as despesas pagas por ela na planilha.

• Acompanhá-la até que você tenha certeza que o processo está sendo feito corretamente.

• Se você decidir usar a planilha “impressão titular”, anotar as despesas que você pagou nessa planilha, e conferir pelo vencimento aproximado as despesas que você deve pagar naquele dia ou semana.

• Semanalmente ou mensalmente fazer os lançamentos no computador na planilha “controle mensal” das despesas anotadas pela auxiliar e acrescentar aquelas pagas diretamente por você.

• No final do mês, de posse de seus extratos bancários, acrescentar na planilha suas despesas bancárias, e também as despesas que você paga por débito automático.

Se a planilha for alimentada regularmente, sempre que desejar é possível saber quais foram os gastos até a data, bem como no final do mês.



3º Passo: Lançamento das Receitas

• Relacionar suas receitas na planilha “controle mensal”, para que você conheça seu saldo no final do mês.



4º Passo: Apurar o Orçamento

No final do mês, basta subtrair da receita total o valor da soma das despesas para obter o Saldo. Com as fórmulas aplicadas essa operação é automática.

A partir dessas informações o Orçamento é apurado para saber o quanto, como, e quando os gastos foram efetuados dentro do mês.



5º Passo: Analisar o Orçamento Doméstico

Com o saldo obtido, cabe nesse momento analisar o resultado.

Se o saldo for negativo, é porque as Despesas foram maiores do que as Receitas. Nesse caso, você pode decidir racionalizar ou suprimir despesas, no sentido de reverter o desequilíbrio orçamentário.

Se o saldo for positivo, seu orçamento está equilibrado. Porém, nada impede que a mesma análise seja feita no sentido de reduzir as despesas e fazer com que o saldo nos próximos meses seja ainda maior.

Você pode aplicar o saldo em uma aplicação financeira, ou garantir reserva para situações de emergência.



6º Passo: Monitoramento Mensal do Orçamento

A partir desse controle mensal, você poderá comparar as despesas de meses diferentes, verificar sua evolução e fazer as correções necessárias para racionalizar o seu orçamento.


Para acessar Anexo 1 - clique aqui.

Novembro de 2010.

P.S. Se você quiser fazer sua pergunta ao e-respostas, entre no site http://www.e-respostas.com.br/!

Palavras chave: gastos domésticos, orçamento doméstico, planilha de gastos domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário